quarta-feira, maio 04, 2005

Preconceito ou Conceito

Eu não sei realmente porque há um grande problema com relação ao preconceito, é óbvio que na maioria das vezes ele é prejudicial ao convívio dos indivíduos, mas, quem não tem algum tipo de preconceito? eu acho que todos temos um certo preconceito dentro de nós, de alguma forma, seja de raça, seja de atitude, de posição social, aparência, etc...

antes de mais nada.. vamos definir preconceito, o dicionário Michaelis o define como:

"1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões."


A própria definição do dicionário já deixa claro que o preconceito acontece com praticamente todos, pois como já havia dito anteriormente, não é só preconceito racial que existe. Realmente acho que o preconceito vai muito além de ser algo somente relacionado com a questão da raça. O quanto você, que está lendo agora, se julga preconceituoso?

Não vou negar e falar que não sou preconceituoso, estaria sendo hipócrita como a maioria que diz que não tem preconceito é, tenho amigos de tudo quanto é raça e gosto de todos, afinal são meus amigos, apesar disso tenho um conceito pré-formado de alguns tipos de pessoas. Por acaso você acha que você não tem? Eu me formei em turismo e por isso trabalhei e viajei com varios tipos de pessoas, lidei com pessoas bem distintas como brasileiros em geral, latinos, europeus, americanos.

Não me importa a raça, o que me faz ter um preconceito é muito mais a atitude da pessoa ou de um grupo em geral, a postura, os limites que aquela pessoa tem, pois tem pessoas de varias raças que não são dignas nem de serem chamadas de humanos, é isso que ninguém pensa, tá certo que algumas pessoas realmente tem preconceito quanto a raça, mas vai dizer que você não nutre uma raiva ou tem um conceito formado com algum tipo de gente?

por exemplo.... motoqueiro (porque fazem tanta lambança no trânsito), mas será que todos são assim? você não tem amigos ou parentes que tem motos? eles não fazem esse tipo de coisa?! será que todos do grupo realmente são da mesma maneira? tenho certeza que os que vocês conhecem não são, afinal são seus amigos. Mas é sério, vai dizer que vocês não tem conceito formado com relação a isso? a um grupo como políticos, policiais, "filhinhos de papai", gordos, loiras, homosexuais, afinal se um, dois ou alguns são da maneira que você não gosta ou repudia, então todos automaticamente são do mesmo tipo, é o pensamento de qualquer ser humano, até que você conheça uma pessoa de um desses grupos, aí ela pode até ser de qualquer maneira mas como é sua amiga, isso passa batido.

Por isso que para mim não importa a raça, mas sim as atitudes, o comportamento e os limites. Eu não sei porque existe preconceito com loiras, seriam todas burras? claro que que não, talvez por ficaram mais em evidência acabam mais propensas a cometerem erros e gafes, mas e as morenas, mulatas, negras? será que também não tem burras entre elas, nunca cometeram gafes? Bem, eu não posso deixar de brincar com isso. Com tantas mulheres achando que ser loira é algo fenomenal, que os homens só gostam de loiras, não é de se estranhar que talvez tenham tantas "loiras" burras.

Outro preconceito que não entendo é contra os gordos, esses aqui sofrem até dos amigos, quem aqui nunca debochou de algum gordo(a), criando aqueles apelidos infames, até mesmo dos que são seus amigos, alguns usam o diminutivo achando que vai diminuir o preconceito. "Aquele gordinho ali". Os gordos sao tão capazes quanto qualquer um, o que muitos não pensam é que ser gordo não é opção, assim como tem gordos, tem baixos, magros, altos, feios, o pior é ser idiota, isso é que não tem jeito. Existem pessoas de diversos tipos, cada uma com seu valor e suas dificuldades, pode ter certeza disso!

Tem um um grupo difícil de se falar, eu particularmente não tenho nada contra a sexualidade de cada um, que cada um faça o que quiser, pois existem muitos aí que se mostram uma coisa e às escondidas são outra coisa. Mas tenho algumas ressalvas com os homosexuais, sou totalmente contra o relacionamento a "olhos vistos", não que eu tenha preconceito ou queira esconder achando que isso é um mal à sociedade, mas vamos parar pra pensar. Deus, nos fez para nos unirmos com o sexo oposto, procriar, mas hoje em dia tá tão na moda o homosexualismo que fico imaginando o dia em que homem vai ficar com homem e mulher com mulher e como a medicina vai estar avançada, vão comprar um filho pela internet, escolhendo o sexo, os olhos, a raça. Por isso sou contra qualquer tipo de aprovação com relação a alguns comportamentos homosexuais como beijar em público, adotar uma criança.
Falar que, o que penso é um absurdo é o mesmo que aprovar que eu e alguns que quiserem possam andar pelados pelas ruas, afinal tenho direito de fazer o que quiser não? me expressar! e os outros que aturem, não é bem assim, vivemos em sociedade, temos regras e condutas e seguir, isso nos difere dos animais.

Se meu filho(a) quiser se tornar ou for um homosexual, que ele tenha consciencia disso, depois de saber e conhecer as leis da natureza de como a vida realmente é, e de realmente saber o que quer, e não por influencias. Onde ficaram as referencias de uma criança com um casal homosexual? não é preconceito, e se acham que é, que seja, estamos a um passo da torre de babel.

Outro grupo que me intriga muito com o problema do preconceito, os negros, porque é tão ruim chamar uma pessoa negra de preto? qual a diferença? tá vão falar que negro é raça e preto é cor! e branco o que é? eu não vejo diferença, e não acredito que isso denigra a raça, aliás... a palavra "Denegrir é 1 Tornar(-se) negro ou escuro. 2 Macular, manchar, infamar: Ninguém o denegrirá na minha presença. Denegriu-lhe a reputação com palavras aleivosas." então a palavra negro deveria ser algo ruím também, se formos pensar em siginificados, além disso, a palavra Negro em espanhol é como chamamos algo de cor preta, e se forem procurar no dicionário em português verão que existem muitos significados.

O pior preconceito é aquele que vem do grupo que acha que o sofre, pois com essas atitudes eles só criam animosidades contra eles mesmos, como já disse antes tudo depende de atitudes, postura, pra ser respeitado tem que se respeitar, e se fazer ser respeitado com suas atitudes e comportamentos, o que a maioria não faz, pois eternamente se acham perseguidos, marginalizados, mas nunca fazem nada para mudar, mudar de maneira correta e coerente, mostrando ser capaz. Aquela estória de cotas de negros na faculdade porque eles não tem oportunidades, fala sério!! só existem pobres negros? não existem brancos, pardos, e índios que também não tem acesso facil à escola? aliás, o que deve ser melhorado é o ensino e não ser inventado cotas disso ou daquilo, não aprendeu, não passou, eu já sofri com isso, qualquer um sofre, é a lei da vida, nem todos tem capacidades e/ou oportunidades.

Semana passada eu estava no Orkut lendo alguns tópicos de uma de minhas comunidades, e tinha um tópico onde um rapaz negro fazia a seguinte pergunta: "Porque em The O.C. não existem negros? é porque negros não podem ser ricos?" ta aí o grande preconceito contra ele próprio, o seriado retrata uma sociedade em particular, dos moradores do Condado "Orange" na Califórnia - EUA, lá a grande maioria é branca, ricos sim, brancos também, talvez porque os os negros americanos ricos, não gostem de morar lá, quem conhece sabe do que to falando (não da série mas do lugar), então porque o produtor não colocou um negro rico na série isso é preconceito? fala sério.. atitudes.. comportamentos.. isso muda a história!!!!

Os preconceitos também ocorrem com políticos, onde achamos que todos não prestam, porque ainda não tivemos uma boa história com relação à política, a grande maioria não fez nada, e alguns comprovadamente meteram a mão em muito dinheiro público. Assim como hoje desconfiamos de quaisquer policiais, que atire a primeira pedra quem nunca foi abordado por um policial e que tenha sofrido um achaque, eu já fui, meus irmão então, perderam a conta, muitas vezes eles levam o que você tem pra livrar a sua cara de uma blitz qualquer, e você desesperado acaba caindo, um amigo de meu irmão certa vez perdeu três vales-transporte, era tudo que tinha na carteira. Mesmo assim existem policiais ótimos, que estão lá como guerreiros, honrando a farda e o juramento, podem ser poucos mas há, então não será por isso que devemos ter preconceito, muitos de nós fazemos pior, contribuímos para a corrupção. Se muitas coisas estão fora da ordem, culpados são os que contribuem para isso.

Outro grupo que sofre são os "filhinhos de papai", as "patricinhas", mas também, é público e notório que as pessoas desses grupos são um saco, não tem nada em mente, os pais os acobertam demais, permitindo que eles façam o que quiser, muitos não tem regras e nem limites, mas isso não quer dizer que todos são assim, algumas pessoas que são filhos de pais que tenham boa posição social, também são decentes, inteligentes, ótimas pessoas e só lembram dos esteriótipos preconceituados, talvez pela maneira de se vestir.

Eu mesmo já sofri dois tipos de preconceitos pelo que me lembro, um é eu ter asma, eu não era chamado para jogar bola, a não ser que ela fosse minha, alguns me apelidaram de "cansado" quando eu era moleke, porque quando andava de bicicleta, jogava bola ou outra brincadeira que precisasse correr a asma atacava, hoje estou praticamente 90% melhor, mas ainda sofro desse mal, o que não me faz ser menos que ninguém. O outro preconceito era uma das coisas que mais me irritavam, ser chamado de "playboy", se referindo a mim como um riquinho, só porque morava em uma casa grande, tinha algumas coisas de classe média, como brinquedos, bicicletas, minha mãe tinha carro, mas não sabem o que sofremos pra ter e manter isso. Até hoje algumas pessoas que me conhece ainda acham isso, claro que essa opinião vinha de pessoas que conheci, de baixa renda, e a maioria tem a idade do meu irmão e já estão com filhos, cresceram no aperto, não tinham nada e não procuraram mudar e já tem filhos, o playboy aqui, nem quer namorar, porque uma coisa acaba levando a outra e tenho consciência de que se ainda não consegui ter um emprego certo, quanto mais ter uma família.

Bem com tudo isso podemos ver que todo e qualquer grupo tem as pessoas que não gostamos e as que amamos, principalmente se um de nossos amigos faz parte de um desses grupos. Afinal, temos preconceito ou conceito com relação ao que aturamos, gostamos ou não? nossos amigos, por serem nossos amigos deixam de fazer parte daquele grupo que temos preconceito? com certeza, são nossos amigos!

Independente da raça, credo, posição social, cargo que ocupa, opção sexual, todos devem sempre lembrar que comportamento, postura e limites, fazem mudar muita coisa.. inclusive o conceito que outras pessoas tem sobre quem ou o que você realmente é.

lembrando que preconceito não é necessariamente uma conotação para coisa ruím, podendo ser de coisa boa também.

Abraços