domingo, dezembro 17, 2006

Nova Campanha

Abismado em como as coisas andam nesse país, estou pensando em inovar, criar uma nova campanha. temos visto tanta violencia, e nada é feito, pessoas sem posses sendo sequestradas, assassinadas e por aí vai, politicos fdp fazendo o que bem entendem e o que é pior com o aval do povo, pois a maioria deles foram reeleitos.

mas enfim pagamos impostos em tudo, nao temos nada, nao temos bons hospitais, nao temos boas estradas, para ter alem dos impostos pagamos pedágios, nao temos empregos e quando temos, vale-refeicao é pra almoco comum, e transporte é coletivo, nosso avião demora a poder sair e rezamos para que ele chegue antes de cruzar com um outro.

enquanto os politicos fdp, tem tudo, avião da presidencia sai na hora que quer, os politicos aumentam seus salarios como querem, alem disso, tem: auxilio moradia, auxilio-gasolina, auxilio passagens, auxilio auxilio, deveriam ter tb auxilio óleo de peroba, alias, vergonha nenhum deles tem, porque teriam, o dinheiro compra, e muito bem comprada.

por isso tive uma idéia, antigamente havia uma camiseta com os dizeres, "Não me sequestrem, sou professor", pensei numa nova e mais contundente mensagem: " Nao me roube nem me sequestre, não ganho R$ 24 mil, nao tenho auxilio algum, nem aumento meu salario qdo quero, voces sabem a quem procurar".

ta certo é grande a frase, mas fala sério, da pra fazer frente e verso na camiseta.

e o povo? continua só reclamando, eu tenho uma duvida cruel, acho até que nao me lembro muito bem, sei la na epoca era ocupado demais com minha propria vida, mas pelo que me lembro, o povo fez passeata, colocou a cara pintada, tiraram o Collor da presidencia. o que ele fez de fato? aconteceu mais coisas ruins que aconteceram no governo Lula? e ainda reelegeram o dito? agora essa! R$ 24 mil de salario. Eu sou a favor. porem, que todos eles tirem do proprio bolso as despesas assim como todos as pessoas assalariadas o fazem, porque alem de receber tanto ainda tem vantagens e auxilios.
Politica deveria ser obrigatoriamente da seguinte maneira: ajuda de custo somente, sessoes extraordinarias nao deveriam existir, se existissem nao deveria ser paga, e principalmente, deveria ser uma espécie de trabalho voluntário queria ver se teria algum mal intencionado querendo entrar pro poder publico. Sei que existem os serios, mas eles sao tao poucos que quase nao sabemos, é nós? aplaudimos, afinal o que o povo brasileiro gosta de verdade é curtir, musica, dança, shows, praia, cachoeira, cerveja, futebol, etc... se mobilizar pra algo serio? só se for induzido por alguma entidade ou alguem como foram com o Collor.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Lembranças dos anos 80..

Ano passado e um pouco durante esse ano, houve um culto aos anos 80 que virou febre, muitas pessoas que nem ao menos viveram nessa época, sendo saudosistas, mas então a "moda" passou, mas só pra quem vive de moda.

Eu sempre fui um saudosista dessa década por vários motivos, além de ter sido a década que passei da infância pra adolescência, os anos 80 pra mim foram "divisores de água" em comportamento musica, televisão, diversão, tudo aconteceu ao mesmo tempo nessa década.

As mudanças de comportamento e as tendências que começaram nas décadas anteriores poderiam finalmente acontecer de verdade, , pois os militares estavam saindo do controle, alem disso foi a época que os eletro-eletrônicos e brinquedos modernos começaram a chegar em nossas casas, eram muitas novidades: videogames, videocassete, computadores caseiros (TK-85, TK2000), bicicletas como as do filme ET, Som estéreo 3 em 1, Autorama, Ferrorama, Genius.

Para as meninas, bonecas de diversos tipos que começavam a fazer coisas diferentes, tinha patinadoras, sopradoras de bolinhas, e sei lá mais o que, mas mesmo assim não abríamos mão das brincadeiras simples, jogar futebol com bola "dente de leite", jogar bola de gude, rodar pião, iô-iô, pique-esconde, pique-pega e outros "piques", queimado, pular elástico. Tudo acontecia ao mesmo tempo, nenhuma brincadeira era substituída por outra, como acontece hoje, que largam tudo pra ficarem no computador ou videogame. Por isso acho que essa foi a época de uma transição, onde não tínhamos quase nada, começamos a ter quase tudo e passamos a conviver com o melhor dos dois mundos, mas sem cair na loucura desse nosso "futuro-presente".

Muitas coisas não mencionarei, mas uma que também merece recordar: Congas, Bamba, 752 da vulcabras pra ir pra escola, Kichute que amarrávamos por baixo da sola ou na canela por cima da meia, melissinha, que crianças lembram do que usaram nos pés? Talvez no futuro, as crianças de hoje lembrem de algo legal, pois tenho visto uns tênis modernos pra crianças que tem rodinhas como patins que certamente serão uma boa lembrança pras elas.

Em filmes, foi a decada dos filmes jovens, principalmente sobre comportamentos, família, amizade. Nem juntando as décadas de 90 e agora a de 2000, teria o mesmo numero de filmes com tanto sucesso que teve nessa época, prova disso, é o sucesso que filmes dos anos 80 ainda fazem sucesso até mesmo entre os mais novos, citando alguns:
Namorada de aluguel, Sem licença pra dirigir, Curtindo a Vida Adoidado, Tuff Turfe - o Rebelde, Clube dos 5, Goonies, Conta Comigo, etc;

Dos filmes mais recentes, se perguntarmos aos jovens, só teremos lembrado talvez, American-Pie como o principal representante jovem, que nem de perto chega ao estilo dos citados anteriormente.

E as séries? Bem, essas ainda tem boas na tv hoje em dia, que muitos lembrarão daqui a 10, 15 anos, mas a dos anos 80 foram clássicas (algumas começaram no fim dos 70): Dama de Ouro, Casal 20, Automan, Macgyver – profissão perigo, ChiPs, Esquadrão classe A, o Homem do fundo do mar, o homem de seis milhões de dólares, Ilha da Fantasia, Super Maquina, Magnum, Super Vicky, Os Gatões de Hazard, Moto laser, Ark II, Trovão Azul, Águia de Fogo, Incrível Hulk, ALF, As Panteras etc.

E os mais antigos, da década de 60 e 70 que passaram muito na de 80: Mulher Maravilha, Swat, Kojak, Zorro, Perdido no Espaço, Terra de Gigantes, Batman, Elo Perdido, Agente 86, Flipper, A Feiticeira, Jeannie, Viagem ao fundo do mar, Missão Impossível. Ufa!

E os desenhos, bem os desenhos são mais complicados, a maioria esmagadora dos desenhos, que lembram muito nossa infância, são desenhos criados nas décadas de 50, 60, 70, alguns até de 80 mesmo, mas a grande maioria anterior a ela. Tendo então sido ícones não só pra nós. Cito os mais tradicionais como: Flinstone, Jetsons, J.Quest, Corrida Maluca, Pica-Pau, Tom & Jerry, nossa poderia ficar linhas e linhas falando os mais clássicos e tiveram também, Smurfs, Pirata do Espaço, Patrulha Estelar, He-man e por aí vai. Muitos que ainda passam e são muito assistidos.

A violência ainda não era tão exorbitante, o transito não era tão caótico.

Enfim, anos que não voltam, mas eu como bom saudosista, estou fazendo uma coleção, de fotos, áudio e vídeo de tudo que fez parte da minha vida nos anos 80, desde brinquedos, guloseimas a filmes e seriados para no futuro mostrar ao meu filho(a), o que o velho pai dele(a) curtia. Será que ele(a) também vai ter saudades dessa época sem ter vivido nela?

abraços